A biela tem a importante função de transmitir forças, no caso do motor a combustão, ela transfere o movimento retilíneo dos pistões, em movimento circular para o eixo virabrequim.
Ela consiste em sua parte inferior o mancal do moente do eixo virabrequim, e em sua parte superior o alojamento do pino de munhão do pistão.
As bielas podem sofrer vários tipos de defeitos e por vários motivos, tais como:
- Empeno: quando ocorre travamento no eixo virabrequim (explicação em Danos no Eixo Virabrequim) ou quando ocorre calço hidráulico que consiste em líquidos infiltrados dentro da câmara de explosão, como água, excessos de óleo e combustível.
(Biela empenada por calço hidráulico)
- Fusão de Bronzinas nas Bielas: Ocorre por deficiência de lubrificação nos moentes do virabrequim, elevando a temperatura a ponto de derreter as bronzinas e encrustá-las no mancal da biela.
(Biela com bronzina encrustada no mancal)
- Folgas nas Buchas: Causadas por desgastes de uso do motor ou quando ocorre impacto do pistão no cabeçote, (levando em consideração que nem toda biela possui bucha).
- Desgaste no alojamento das bronzinas: Ocorre quando o motor funciona com folga excessiva entre bronzinas e moentes do eixo virabrequim.
(Mancal da biela desgastado por folgas excessivas)
- Folgas no Alojamento do Pino e/ou Bucha: Os pinos de munhão das bielas podem ser fixados de duas maneiras, por argolas (pinos flutuantes) ou por pressão (pinos fixos nas bielas). Quando o alojamento onde trabalha o pino de munhão na biela é danificado ou perde a interferência, esta não deve ser reutilizada.
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